Qual esporte praticar agora que passei dos 50
Qual esporte praticar agora que cheguei aos 50?
Seja para homens ou seja para mulheres, a prática de esportes em qualquer idade é reconhecida como uma forte aliada na manutenção da boa saúde física e mental e da qualidade de vida.
Com o avanço da idade os cuidados aumentam pelo desgaste natural do corpo e a atividade física especialmente depois dos 50 passa a ocupar uma posição fundamental nesta lista.
Individuais ou coletivos, de baixo ou de impacto moderados, na água ou fora dela, o importante é trabalhar a saúde corporal, buscar o bem-estar que a atividade física promove e garantir os benefícios que o esporte traz.
Nesse post vamos falar dos melhores esportes para se praticar depois dos 50 e dar dicas para que você possa acertar nessa escolha.
Vamos lá.
Antes de começar, o que é importante saber?
Para falarmos de qual esporte praticar depois dos 50 precisamos de algumas informações que são importantes saber antes de começar.
A condição física de um indivíduo varia de pessoa para pessoa, varia com o gênero e varia com a idade. Para praticar atividades físicas depois do 50 é fundamental consultar um médico para que ele possa levantar o estado geral de sua saúde.
O médico terá condições de dizer para você, com base na sua condição física atual, no seu histórico de saúde, no seu objetivo e nas suas preferências, quais serão os tipos de exercício que você deve evitar e quais os tipos de exercício você pode fazer.
Passada a etapa de ajuda de um profissional da saúde, independente de qual esporte você escolha para praticar depois do 50, é fundamental começar devagar.
A adaptação a uma atividade física nova requer um pouco de tempo e cautela. Fazer dessa maneira ajuda a evitar lesões já no início dos treinos.
Também deve-se ter em mente manter a consistência. A motivação sempre é de grande ajuda, mas há dias ou períodos em que a motivação pode oscilar e nessas horas pode dar vontade de desistir.
Nessas horas a professora disciplina chega para ser nossa grande aliada no objetivo de se tornar fitness depois dos 50, porque ela sempre vai nos lembrar dos enormes benefícios que a prática regular de exercícios traz para as nossas vidas.
Essa preparação é fundamental para começar a preparar o corpo para a chegada da terceira idade.
Quais os melhores exercícios para praticar depois dos 50?
Pilates, caminhada, corrida, dança de salão ou hidroginástica. Não é a intensidade ou o impacto que irá definir a eficácia do exercício.
Um estudo da PubMed é uma das mais recentes e abrangentes pesquisas sobre o impacto de diferentes modalidades esportivas na expectativa de vida, de acordo com informações do site Eduvem.
O estudo elenca por ordem os esportes que mais ampliam a expectativa de vida de seus praticantes e diz que, quando praticados regularmente, tem potencial para reduzir sensivelmente o risco de mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer, por exemplo.
Vamos para as modalidades!
1. Pilates
A prática regular do pilates pode proporcionar benefícios incríceis para a saúde. É muito comum se associar o Pilates a reabilitação, mas o seu conceito tem muito mais alcance do que normalmente se tem informação.
O core do nosso corpo, responsável pelo equilíbrio corporal, é fortemente trabalhado na prática do Pilates. Além disso há ganhos expressivos em mobilidade e flexibilidade.
Pilates também promove uma boa redução em dores musculares e traz como benefício evidente para os praticantes de esportes acima de 50 anos o aumento da densidade óssea.
2. Caminhada
A caminhada é a forma mais fácil e simples para quem quer se movimentar depois dos 50. Ela é uma velha aliada no trabalho de subir os níveis dessa importante associação entre esporte e saúde.
A caminhada, diferente do que se ouve em alguns lugares, é relevante nas quatro prinicpais áreas do condicionamento físico:
- Resistência
- Flexibilidade
- Equilíbrio
- Força
O National Institue of Aging indica a caminhada como um bom esporte a se praticar depois do 50 porque atende a todos esses pontos do condicionamento físico.
Além dessa característica relevante, a caminhada traz pontos de ajuda para:
- Controle do peso corporal
- Combate a problemas cardiovasculares
- Controle dos níveis de glicose no sangue
- Controle e redução de dores nas articulações
- Eleva as respostas do sistema imunológico
3. Hidroginástica
Para as atividades físicas depois do 50 a hidroginástica sempre se destaca. E isso se deve especialmente pelo seu aspecto associado ao baixo impacto da sua prática, mesmo com muitos benefícios.
Praticas atividade aeróbica na água é muito bom porque você está sempre trabalhando contra a força de arrasto da água. Pode parecer que não, mas isso ajuda na:
- Flexibilidade
- Força
- Resistência física
- Articulações
- Respiração
Por essas características a hidroginástica torna-se muito adequada a pessoas lesionadas, gestantes e com sintomas de fibromialgia.
Aqui a indicação na hora de praticar hidoginástica é buscar por academias ou centros esportivos que forneçam a prática desse esporte, visto a necessidade de piscina e de acompanhamento e spervisão de um profissional de educação física.
Um outro aspecto agradável da hidroginástica é que as aulas são praticadas em turma, o que agrega um valor social valioso na prática de esportes depois do 50.
4. Musculação
Você já ouviu falar em Sarcopenia? A sarcopenia é um processo natural de perda de massa muscular pelo qual passamos na medida em que envelhecemos. Essa perda, a título de informação, é progressiva e chega a diminuir de 1 a 2% ao ano.
Sabendo disso, rapidamente se passa a olhar a musculação como uma prática esportiva que deve receber uma atenção especial, especialmente depois dos 50, quando a importância da musculatura se torna cada vez mais evidente.
Dentre os efeitos beneféficos da musculação, se comenta com alguns detalhes esses aqui:
- Aumento da força e resistência muscular. O reflexo desse ganho no dia a dia é considerável, visto que permitem independência e autonomia no dia a dia.
- O fortalecimento e a resistência muscula ajudam a eviatr quedas e lesões, prevenindo fraturas, especialmente em mulher e homens de mais idade.
- A musculação estimula a formação óssea. Isso é um dado positivo para mulheres, onde a osteoporose tem maior incid6encia que em homens de mesma idade.
- Manter músculos ativos aumenta a taxa de metabolismo e isso ajuda na queima de calorias, no controle do peso corporal e reduz os riscos de desenvolver diabetes.
- A prática consistente da musculação promove um bom sentimento de autoestima e autoconfiança. As metas menores vão sendo alcançadas com o avanço dos treinos e a senção de força e capacidade promove uma sensção de bem-estar e aumenta a autoestima.
- Efeito na redução do estresse e na qualidade do sono.
- Melhora geral em qualidade de vida.
5. Dança
À parte da importante prática da musculação após os 50 anos, dançar é, sem dúvidas, uma das práticas esportivas mais indicadas.
A dança promove condicionamento físico e equilíbrio, melhora o humor, reduz a ansiedade, proporciona bem-estar e socialização de ótima qualidade.
Se o segredo é manter-se em movimento, dançar combina isso de uma forma única e poderosa quandoa tarefa é garantir uma envelhecimento saudável.
Portanto, meus amigos e minha amigas 50+, a prática de atividade física chegou até aqui nessa postagem para mostrar para vocês que ela vai ser quem estará de mãos dadas nessa meta de sair da inércia e abrir todas as portas e janelas que levam a uma vida de mais disposição e vitalidade.
Seja através da prática de exercícios de força, de resistência, na água, na estrada ou em casa, sozinho, em dupla ou em turma, pratique esportes com consistência, regularidade e com um bom acompanhamentos.
A sua qualidade de vida agradece.